sexta-feira, 21 de junho de 2013

Será que acordamos mesmo?



Nessa tarde fria e chuvosa do dia 21/06 tentava eu preparar a minha aula de Era Vargas para hoje à noite, quando parei para ler algumas coisas na net e resolvi escrever algumas linhas sobre o que tenho percebido. 


Eu não tenho me manifestado muito a respeito dos protestos, estou mantendo um certo distanciamento, desempenhando uma função mais de observador do que militante.


Falarei aqui, algumas coisas que eu pude observar e ler ao longo dos dias. Mas foi justamente a leitura de um artigo da professora Marília Moschkovich  e a visualização de um vídeo que  possibilitaram uma maior reflexão sobre este assunto. (colocarei os links no final do texto).

A coisa que mais me salta aos olhos é justamente o papel desempenhado pelas mídias. Primeiramente a mídia independente, as redes sociais, os blogs e um mundo de materiais e conteúdos que são produzidos com excelente qualidade. Essa mídia engajada em causas foi a principal responsável pela organização dos movimentos iniciados com pauta dos 0,20 centavos, encabeçados pelo MPL. (Movimento do passe Livre).

Retirado de: http://ilustrebob.com.br/2013/06/manual-de-ouro-do-manifestante-idiota/
 

Em segundo lugar me causa certo temor a mudança de discurso das grandes mídias. Se nas semanas passadas os manifestantes eram vândalos e arruaceiros, hoje são brasileiros que exigem uma nova postura do governo no trato com as coisas públicas. 


Reparem, parem, pensem e analisem com frieza, em TODAS eu digo TODAS as matérias vinculadas na rede Globo, nesta semana, o foco é o povo na rua reivindicando, contestando o governo. Não importa se existe um bando quebrando um patrimônio público, saqueando uma loja, ou um louco passando por cima de todo mundo com o seu carro, isso são somente casos isolados, um pequeno grupo, que não representa o movimento. Pois, são protestos pacíficos.


Nas semanas anteriores, qualquer pedra atirada em vidraça era motivo para o Jabor se manifestar e chamar todo mundo de caricatura violenta do socialismo dos anos 1950. 




Ainda seguindo o que Jabor disse em seu comentário, ele taxou um movimento que tinha uma pauta de reivindicação - o qual era justamente a tarifa de ônibus - de ser um movimento sem causas. O avanço das manifestações nos grandes centros do país, em apoio a São Paulo, tomou grandes proporções inclusive com grande direcionamento aos veículos de comunicação da rede Globo, repórteres foram hostilizados, prédios pichados entre outras coisas. 





Voltemos a atenção para o seguinte. No início dessa semana, como já dito, ouve essa mudança de postura das redes de comunicação em tratar como "bom" os fatos e notícias vindos dos manifestos. Acontece que, outras cidades se organizaram para ir às ruas, inclusive Rio Grande. Dentro deste contexto “pop” que as manifestações atingiram surgiu uma série de pequenos signos que foram sendo incorporados nos discursos por todos nós. Digo nós, porque eu também me incluo, eu também disse: Não é só por vinte centavos, Vem pra rua.

Entre esses signos (palavras) a corrupção, a copa, a saúde, educação, transporte obviamente entraram na pauta de um movimento que já tinha uma pauta definida. 


E aí chegamos ao ponto nevrálgico da questão. As redes sociais foram inundadas por analistas políticos de última hora, pessoas que não se prestam a ler um post até o final e já saem compartilhando, dizendo afffff que absurdo, sem ao menos verificar a fonte de onde vem essa informação. 

Exemplo típico de postagem do analista político da última semana.


Pois é justamente aí que mora o perigo, eu não tenho medo dos amigos de direita, afinal de contas eles tem as suas opiniões e posicionamento definidos. Eu tenho medo é de pessoas que compartilham mensagens de sites fake, como os que diziam que a Dilma iria cortar a internet dos brasileiros. É dessas pessoas que devemos temer, temer pela falta de consciência, falta de clareza nos seus ideais políticos, temer pela reprodução de discursos produzidos e inseridos pela grande mídia, que está sabendo utilizar muito bem o momento para virar o jogo ao seu favor.


Ainda estou fazendo a digestão do que vi e vivi ontem nas ruas de Rio Grande, primeiramente fiquei extasiado ao ver tanta gente, senti orgulho de ser riograndino. Senti orgulho de ver um grande mestre de minha formação, engajado empolgado no meio da massa. Mas ao entrar para dentro da manifestação, senti um vazio, senti uma falta de causa e desvio dos reais objetivos.

Exemplo típico de cartaz de quem quer protestar.

Vi muitos jovens de cara pintada posando com bandeiras e cartazes para fotos no facebook. Vi também uma profunda falta de criatividade na elaboração dos cartazes, que na sua grande maioria eram cópias de frases já vistas nas manifestações de Rio e São Paulo. Vi um militante ser expulso do meio da massa por portar uma bandeira do PSB, pois o movimento era Apartidário. Mas vi também um indivíduo enrolado na bandeira na CUT participar de todo a manifestação e ainda ser convidado a entrar na prefeitura juntamente com as lideranças para integrar a reunião com o prefeito.

Retirado de: http://ilustrebob.com.br/2013/06/manual-de-ouro-do-manifestante-idiota/

Por fim, finalizo dizendo que o movimento de manifestação se dizia Apartidário, mas foi organizado pelas juventudes dos partidos políticos, como pude perceber a massiva presença do PSTU. Ontem senti orgulho, hoje me sinto um idiota de ter ido participar de uma manifestação tão vazia e pacata como foi aquela, onde mais parecia um jogo de futebol da seleção brasileira do que um protesto. 


Mas valeu a pena, serve como experiência, mas tenho minhas duvidas se o Gigante acordou mesmo. 


Mas isso é só o que eu vejo. 

Links de textos e vídeos que abordam de uma maneira mais aprofundada e reflexiva o tema
https://medium.com/primavera-brasileira/dfa6bc73bd8a


6 comentários:

  1. Não sou e nem quero me considerar um analista das causas politicas, mas infelizmente acho que todo esses protestos, tinham um foco reduzir o preço das passagens, e o que foi feito? as tarifas foram reduzidas.

    Não sei se é verídico, mas ja escutei que o MPL, irá parar com as passeatas em SP, ai será uma cadeia todos irão diminuir esse impeto até o gigante voltar a dormir.

    De circo ao povo, as tarifas foram reduzidas pq tinham margem para fazer, falta foco nos protestos.

    Em Rio Grande temos aumento de tarifas do transporte a anos, sempre reclamamos, ai é preciso SP ir para rua para abrir nossos olhos? Pera um pouco somos marionetes do centro do pais?

    Me orgulho sim de ter estado presente ontem, assim como com 10 anos me fiz presente nos caras pintadas que derrubaram o Collor, agora não me orgulho nem um pouco de ter visto o Collor voltar como senador, e espero estar engado mas acredito que em bem menos tempo direi "lembram dos protestos de 2013, não deu em nada"

    ResponderExcluir
  2. Não esperava de ti um posicionamento tão neutro, mas concordo plenamente com o amigo.
    Um monte de gente bonita, tomando uma cerveja pela cidade e indo de volta para casa de carona com papai num lindo utilitário de R$ 120.000,00. Bastará o Brasil ser campeão da Copa das Confederações ou da Copa do Mundo para vermos realmente o que são jovens indo às ruas de verde e amarelo.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não simpatizar muito com qualquer protesto que gere transtornos, quaisquer que sejam, vou advogandar pelo Diabo...

    Caro Amigo Sandro Bodin,
    não existe milagre e nem café de graça, no meu modesto entendimento acerca das tarifas de transporte público, o que houve foi uma desoneração tributária sobre as tarifas por parte do governo federal e que está sendo repassada aos usuários por algumas prefeituras. Para as empresas, as margens não devem ter mudado nada. É só mais uma manobra sonífera para adormecer o tal "gigante" que dizem ter acordado.

    << http://noticias.r7.com/brasil/governo-federal-diz-que-municipios-podem-usar-reducao-de-impostos-para-recompor-tarifas-18062013 >>

    E na boa, com 10 anos de idade estavas contra o Collor porque tua mãe não tinha com quem te deixar.

    ResponderExcluir
  4. Apenas observei a manifestação de longe e senti satisfação e orgulho pela desacomodação dos rio-grandinos.

    Nao participei porque desconfio da neutralidade política/eleitoreira de tudo isso.
    Temo que daqui uns anos, ou dias, saibamos exatamente de onde surgiu essa onda de indignação. Enquanto isso, vejo assim como exposto no teu texto.

    ResponderExcluir
  5. Estou assistindo as coisas de fora e aqui na França pelo menos as pessoas comentam bastante sobre as manifestações e apoiam os brasileiros no seu grito por mudança.
    Para mim é engraçado ver o comentários das pessoas contra as manifestações. Por anos se viu e ouviu na mídia e do povo nas conversas informais do dia dia reclamar que o Brasil sempre seria a mesma merda porque o povo brasileiro não tinha "capacidade" de se opor, que aqui se aceita tudo de boca calada, e que pra resolver isto teríamos que fazer a nossa parte nas eleições escolhendo bons candidatos e protestando contra as ações errôneas do nosso governantes.
    Resumindo, sempre se ouviu a clássica frase "Esta merda nunca vai mudar pq não fazemos nada pra isto".
    OK! Começaram as manifestações... o pessoal ta na rua...desordenados, sem um grande foco, com alguma pequena porcentagem de baderna...SIM ESTÂO!!! MAS ELES ESTÃO LA POMBAS!!!
    Sempre se quis esse grito no Brasil e agora que tem vão ficar reclamando. Pelo amor de deus eu quero que alguém me mostre uma manifestação em todo o mundo que não tenha vários temas em pauta, diferentes opiniões sobre o mesmo tema, que não tenha vandalismo, que não tenha partido político tentando se aproveitar e que não tenha analistas de ultima hora comentando. Se alguém me apresentar 1 apenas talvez eu mude de ideia, mas agora vendo este tipo de comentários como estes aqui no blog só me vem a cabeça que a velha mentalidade de COLONIA do Brasil está na genetica mesmo. Este povo gosta de ser explorado e ficar quieto e sempre achar que as coisas feitas nos outros paises são certas e que aqui nunca irão funcionar...pois na Turquia, e em outros lugares da Europa todo mundo acha bonito os protestos, agora no Brasil eles são uma merda.
    Sobre o comentário do bruno de não ter cafe de graça é até uma verdade, mas pelo menos este dinheiro não sairá (em termos) diretamente do nosso bolso e esse dinheiro dos impostos utilizado para cobrir as empresas de ônibus deixará de ser usada em alguma propina ou caixa 2 por este governo afora.
    Tudo na vida precisa de um começo. Porque ao em vez de reclamarmos não tentamos contribuir com melhoras, opiniões de apoio, fazer dar certo.
    Bom já escrevi demais. Grande abraço o Blog tá 10 Jarrão!
    Fagundes.

    ResponderExcluir
  6. O Golpe branco. Nada mais do que isso. A Rede Globo encampou violentamente o direito de transmissão dos protestos, quando percebeu que nas grandes cidades, estavam sendo organizados por movimentos populares. Em apenas dois dias, a Globo "nacionalizou os protestos", e esquecendo de Alckimin, transferiu toda a responsabilidade para Dilma Roussef. Eis que em meio a isto, não a toa, o senador Aécio Neves e os ex-presidente FHC defenderam o direito a manifestação. O Fantástico inclusive noticiou "as manifestações que estão mudando o país e a mudança real virá no ano que vem". Foi a grande jogada da Globo, a grande sacada da mídia conservadora, manobrando uma classe média branca mimada e despolitizada que não tinha interesse algum em nada que não fosse o seu umbigo. Os protestos de BH, POA e SP, além de RG, justos, populares, foram esquecidos, apagados. Como vi de perto o Fora Collor, há 21 anos atrás, as manifestações contra Collares em 1993, e a Marcha dos Sem, em 1999, me parece que desta vez, o pessoal rumará sem causa nenhuma, para lugar algum, esperando coisa alguma. Fabiano da Costa.

    ResponderExcluir