quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A semana em que facebook foi tomado por especialistas em direito





Segunda feira 16/09/2013


Na última semana houve o julgamento do mensalão. Os encaminhamentos da semana passada levaram os juízes para uma reta final o qual podem a partir de seus votos tomarem dois rumos bem distintos.


Mas o julgamento do mensalão em outros tempos passaria batido. Um esquema de corrupção assim ou de maior porte, ocorrido entre os anos de 1964 e 1985, sequer teria sido noticiado. Se ocorresse entre os anos 1990 e 1994, provavelmente haveria morte por guilhotina, ou apedrejamento em praça pública. Entre os anos de 1994 e 2000 ele não teria tanta cobertura, talvez uma pequena nota no canto direito de uma página no fim do jornal. Algo do tipo: hoje ocorre o julgamento dos políticos acusados de corrupção. 


O que a imprensa de direita mais quer no momento é ver os mensaleiros condenados, sendo algemados, colocados atrás das grades, é ver seus nomes e rostos estampando uma capa da Revista Veja. Depois disso, Arnaldo Jabor, Lazier Martins e Reinaldo Azevedo discursarão eternamente em seus espaços midiáticos propagando a moralidade dos bons costumes, do Deus, pátria, família e propriedade.  


Algum tempo atrás, na época das manifestações que tomaram as ruas do país, eu escrevi um texto (aqui no blog) onde falava que estávamos diante da possibilidade de um golpe midiático. Pois então, novamente eu retomo este pensamento, e tudo me leva a crer que isto vem sendo muito bem preparado pela grande mídia, no ano que antecede a disputa presidencial. 


O que poderia ameaçar a estabilidade do governo Dilma e a sua candidatura no que vem? Hora, justamente uma situação incontrolável de revolta e fúria da população que acordou, levantando-se contra tudo e todos, tentando de uma vez só acabar com todos os problemas sociais que se arrastam por mais de 400 anos de história. Dentro disso, não existem culpados, existe uma culpada, não existe uma herança de desigualdade social, existe um câncer chamado Bolsa Família que tira dos ricos e acomoda os pobres. Corrupção era uma palavra inexistente para qualquer político, até o ano 2000, “nunca antes na história deste país” se tinha pronunciado este termo. 


Engana-se quem hoje acredita que um golpe arquitetado por manifestantes revoltosos ou militares fortemente armados irá destituir um governo democraticamente eleito, como é o Brasil. Temos um dos sistemas eleitorais mais completos do mundo. Dentro deste universo de poder, a grande mídia ocupa o papel hegemônico no caráter de informar e formar opiniões, ditando as tendências, dizendo o que é verdade, o que é mentira, separando o bom do ruim. 

E é justamente essa grande mídia, dissolvida pelas suas diversas formas, televisão, jornal, rádio sites e revistas que prepara o terreno para mais uma possível instabilidade no governo Dilma. Com sua pressão e clamor popular, será capaz de atirar a grande massa novamente contra o governo, cobrando que a justiça seja feita aos mensaleiros, doa a quem doer ou como diria um alguém aí nas redes sociais “Haja o hajar”.

Imagem retirada do sítio: http://www.sejaditaverdade.net



Não importa se a Constituição permite o direito de pedir uma revisão do caso, um segundo julgamento, não importa se está previsto em Lei, o que é necessário é punir, prender e mostrar o quanto nós estamos evoluídos como sociedade civil.


Não defendo de maneira alguma a inocência dos mensaleiros, muito pelo o contrário, eu quero sim que todos sejam punidos de acordo a lei, “eles não me representam mais”, todavia, também não posso aceitar e acreditar que a grande imprensa faz toda essa pressão ideológica simplesmente porque ela acredita na moral dos bons costumes. 


Quinta feira 19/09/2013


Os que vemos hoje, um dia após a Votação dos Embargos Infringentes, são alguns cenários que eu começava a desenhar lá na segunda feira. 


Os reaça de plantão, os de extrema direita, o bando que se informam sobre o pedido dos embargos infringentes via comentários do Cláudio Brito e Lazier Martins, vomitam seu ódio pelo PT, acusam de compra de juízes, de ter rasgado a constituição, de ter morrido a moral do país, e de tudo acabar em pizza. 


Os militantes e alguns simpatizantes do Partido dos Trabalhadores estão acuados, os que se expõem a debater justificam o adiamento pelo fato dos embargos infringentes serem legais, ou seja, uma possibilidade que está prevista em lei, portanto existe uma justificativa. 


O adiamento do julgamento dos condenados do Mensalão para o ano que vem, ao contrário do que pensam os "especialistas em direito do facebook", os mesmos que acusam o PT de ter comprado os juízes, pode ser muito pior para o próprio partido, uma vez que, o julgamento final será dado no ano que vem, justamente o ano de eleições presidenciais. Fato este que pode ser uma grande contribuição para “destruir” a campanha dos vermelhos a reeleição.


O adiamento do julgamento do mensalão para o ano que vem, empurra para 2015 o outro mensalão que também será julgado, porém, a grande maioria da população sequer sabe que ele existe, o mensalão mineiro do PSDB. 


Na real, tá tudo muito estranho! Em todas as esferas que eu vejo o PT no governo, percebo um desgaste, um confuso, um cansaço de um partido que cresceu de mais, que transformou utopia em realidade e hoje sofre para se manter no comando vendendo a alma ao Diabo. Exatamente pelo fato de que o Brasil ainda continua sendo um país de poucos. De poucos que controlam muito do quase tudo que é produzido, inclusive a informação. E esta ainda continua sendo a melhor e mais eficaz forma de se manter a desigualdade social. 


Mas isso é só o que eu vejo. 

Aos que tiverem interesse de fazer boas leituras sobre o caso, recomendo estes textos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário