quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Pra que serve um vereador?

O que devemos esperar de um representante do povo na casa do povo?

Ora, justamente que ele cumpra o seu verdadeiro papel, que é legislar, fiscalizar o andamento das políticas em âmbito local, além de propor medidas, fundamentadas em estudos, que venham a contribuir para a melhoria da vida urbana e social de uma cidade.

Isso não me parece ser um tema tão complexo, de difícil entendimento. Na realidade, deveria ser de conhecimento geral. Qualquer indivíduo deveria ter a obrigação de saber quais são as funções de cada político, afinal de contas, estamos envolvidos diretamente com eles a cada dois anos.

Isso é algo que se aprende na educação básica, quando a tia nos ensina como funciona a casa, a escola, a cidade e o Estado. Mas enfim, talvez muitos alunos não estivessem dispostos a aprender isso, pois não iria fazer muita diferença nas suas vidas. As continhas de somar e multiplicar eram mais interessantes quando ensinadas com notinhas do banco imobiliário.
um vereador
Vereador de Rio Grande usando sua rede social
Ou talvez, por alguma ocasião torta da vida, o aluno tenha faltado a essa aula e, em consequência disso, não tenha realizado o tema, que era justamente a leitura do texto e a resposta de algumas perguntas sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Os pais desse menino, que haviam trabalhado o dia inteiro, estavam cansados e não deram muita importância para fato do menino não ter prestado atenção e nem ter copiado a matéria na aula. Eles até deram razão para o filho, pois também achavam que a professora estava fazendo algum tipo de represália contra a criança. Por esse motivo o apoiaram em não querer ir à aula, afinal de contas, ele estava quietinho vendo desenhos em casa e o tirar do conforto do lar para assistir duas aulas de história seria uma crueldade tremenda.

Esse menino atravessou toda a vida escolar sem saber direito qual era a verdadeira função dos políticos que governavam a sua pequena cidade. Um dia ele completou 18 anos e foi obrigado a votar. Como não gostava de política, pois cresceu ouvindo seu avô - um homem do campo que veio para cidade trabalhar - dizer que “política, futebol e religião não se discute”, optou por seguir os conselhos do amigo, que iria votar no vereador que lhe conseguiu um emprego e um terno de camisas de futebol para o time.

O menino que não gostava de ir à escola concluiu os estudos do Ensino Médio num colégio particular da cidade, cursando EJA no turno da noite. Ele precisava do diploma para conseguir um emprego e, como existia a possibilidade de terminar o segundo grau em apenas 6 meses,  não hesitou e foi logo se matricular. Atualmente,  continua no mesmo emprego, trabalhando em uma indústria na cidade de Rio Grande.

Em relação à política, ele se atreve a dar alguns palpites, embasado nos comentários que assiste no Jornal Nacional e no programa do Datena. Não simpatiza com o governo, pois esse o extorque todos os meses com taxas e impostos exorbitantes que não são revertidos em melhorias na saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.

Acredita que a política de cotas é uma forma de beneficiar o negro que, historicamente, sempre teve as mesmas oportunidades e chances que o branco. Em relação ao atual Governo Federal, ouviu comentar que estamos diante de uma ditadura comunista, que tira dinheiro dos ricos para dar para os pobres. E os pobres, ao invés de estarem trabalhando, ficam em casa recebendo benefícios do Bolsa Família.

Vislumbra algumas mudanças no futuro do país, quando as coisas realmente funcionarem. Por isso, torce para que Joaquim Barbosa seja candidato à presidência, pois ele é uma pessoa idônea, que nunca precisou de cotas raciais e colocou na cadeia um bando de corruptos do PT. Diz que é preciso haver justiça, redução da maioridade penal, pena de morte e o cidadão deve ter o direito de se defender com as suas próprias mãos, já que o Estado não faz isso.

Atualmente, fez um perfil no facebook, onde passa boas horas do dia lendo as postagens de um grupo de discussão e informação dos acontecimentos locais.

Foi por meio dessa página que ele tomou conhecimento do trabalho de um vereador da cidade, que pela simplicidade e coragem de mostrar os “verdadeiros” problemas, já ganhou o seu voto para a próxima eleição. Afinal de contas, ele é do povo, é um homem simples, que não hesita em “largar na mão” dentro de um hospital pra defender o colega de bancada ou em mergulhar na valeta para mostrar os  alagamentos nas vilas.

Pouco importa se o vereador está cumprindo com o que manda a sua função, afinal de contas, o rapaz da história nunca se interessou por esses assuntos. Cresceu sem saber como funcionava o aparelho administrativo da sua cidade e acredita que ações iguais a desse legislador são dignas de aplausos, pois ajudarão na resolução dos problemas.

E até hoje aquele menino não conseguiu aprender para que serve um vereador...

Texto publicado no site tucotuco em: 26/03//2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário