quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Contradições da mídia moderna

Programa Sala de Redação, Radio Gaúcha 10/10/2013, segundo bloco.

O debate se estendia a respeito de uma coluna da Zero Hora de hoje, em que a reportagem mostra o então presidente do Brasil, João Figueiredo, negando um pedido de realização da Copa do Mundo no Brasil em 1986, pedido esse feito por João Havelange, presidente da CBF na época.

Figueiredo alega  que existem outros problemas no Brasil para serem resolvidos, como as favelas e as secas no nordeste.

Então, o comunicador Lauro Quadros pronuncia a seguinte frase: "Por isso que eu tenho saudade da Ditadura".

Wianey Carlet diz: As pessoas que agora se manifestam contra a copa, eram pra se manifestar contra o Lula, foi ele que fez isso tudo, que trouxe a Copa. Quando anunciaram a copa as pessoas foram pra rua fazer festa.

Vejamos então: Quando a Copa do Mundo foi anunciada no Brasil, no ano de 2007, a grande mídia promoveu uma série de festividades para comemorar o anúncio. A Rede Globo patrocinou e fez a transmissão dos diversos shows que aconteciam na Praia de Copacabana.

Imagem

Aqui no Sul, a RBS também realizou uma série de reportagens a respeito do tema. Quase todas as matérias mostravam os benefícios que a vinda da Copa do Mundo poderia trazer à região, principalmente, aos empresários do ramo turístico e hoteleiro.
Em outubro de 2012, quando um grupo de manifestantes quebrou/furou o mascote da Copa do Mundo em Porto Alegre, a RBS repudiou o fato se colocando ao lado das empresas que estavam promovendo aquela ação de marketing no centro da capital gaúcha.  Inclusive, eu me lembro muito bem do comentarista Lasier Martins esbravejando a moralidade e os bons costumes e, obviamente, condenando o ato de vandalismo no Jornal do Almoço.
Imagem

O que mais chama atenção são o quanto as opiniões  vão sendo moldadas, modificadas conforme o contexto. Quando o grupo no qual tu trabalhas promove ações de marketing das gigantes patrocinadoras do evento, a Copa do Mundo é boa,  é aceitável e todos devem sair pra rua para fotografar e cultuar o Fuleco. Quando um grupo de pessoas não condizentes com a Copa se manifesta e depreda o mascote, eles são vândalos.

Quando esse movimento ganha proporções maiores e se espalha pelo país inteiro, a grande mídia também se vê ameaçada, uma vez que ela também é alvo das manifestações e protestos. A partir deste exato momento, a Copa se torna ruim, o discurso das ruas é incorporado,  é apropriado por aqueles que detêm o poder de transmitir e formar opiniões.

Neste momento, o foco da Copa do Mundo passa a ser justamente a falta de estrutura do país para receber o grande evento, passa a ser a carência por setores essenciais para a qualidade de vida do povo brasileiro. Isso tudo acontece depois que os estádios estão construídos, que milhões foram investidos e os patrocinadores já fecharam os contratos para o evento.
Neste momento, condenar o Lula e sentir saudades da Ditadura Militar é uma sensação extremamente aceitável.

Partido da Imprensa Golpista (PIG): estamos de olho!

 Imagem retirada do facebook na épocas das manifestações de Julho.

Texto publicado no site tucotuco em: 10/10/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário